?Sintraf de Mondaí inicia declaração do ITR na próxima semana
Terça, 07 de Agosto de 2018 às 22:45
Processo deve ser feito por todos os proprietários de áreas rurais
O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) de Mondaí alerta os agricultores e proprietários de terras na área rural do município que a declaração do ITR será iniciada no próximo dia 15 de agosto, se estendendo até o dia 28 de setembro.

O processo é realizado anualmente e necessário para obter crédito rural e realizar operações de compra e venda de terras.

Segundo o coordenador geral do Sintraf, Flávio Zang, para fazer o encaminhamento é necessário o ultimo recibo do ITR e do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, além dos documentos pessoais do proprietário e cônjuge, bem como da escritura da terra.

Quem não fizer o processo até o dia 28 de setembro, sofrerá cobrança de multa por atraso.

Capacitação sobre Crédito Fundiário deve acontecer em agosto

Segundo o coordenador do Sintraf, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí, Flávio Zang, deverá ser agendada para o final desse mês de agosto, uma capacitação para as pessoas que estão inscritas no projeto.

Ele disse que o treinamento gera um certificado, que é um pré-requisito para encaminhar a proposta ao Programa, junto com a documentação necessária.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário passou por algumas mudanças positivas devido a uma reivindicação do Movimento Sindical a nível nacional.

O valor para financiar era muito baixo, mas, após a reivindicação, os contratos aumentaram de R$ 80 para R$ 140 mil reais.

Conforme o Sindicalista de Mondaí, durante a capacitação serão abordadas as regras, bem como, os direitos e deveres que os agricultores têm ao aderir ao financiamento.

Flávio Zang disse que em Mondaí várias famílias já foram contempladas pelo projeto e conseguiram adquirir suas áreas rurais.
Fonte: Rádio Porto Feliz / Jornal Oeste Popular
Imagens
Comentários