?Pinho Moreira assume governo de Santa Catarina
Sábado, 17 de Fevereiro de 2018 às 11:41
Novo governador deve ficar no cargo por dez meses
Eduardo Pinho Moreira (PMDB) assumiu o governo de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (16).

O cargo de governador foi transmitido por Raimundo Colombo (PSD), que deixa o comando do estado para concorrer ao Senado nas eleições de outubro deste ano. A cerimônia de posse ocorreu em Florianópolis.

Durante o evento no CentroSul, Colombo foi homenageado por Pinho Moreira com uma placa. Os dois políticos também receberam como lembrança gravatas de Luis Henrique da Siveira, ex-governador do estado morto em 2015, entregues pela viúva Ivete Appel da Silveira.

O afastamento do cargo de governador havia sido anunciado por Colombo em dezembro, após sete anos à frente do Poder Executivo. Em janeiro, foi dado início à transição do governo.

Moreira deverá ficar à frente do governo nos próximos dez meses. Com ele no comando, vão ocorrer ainda mudanças no secretariado, anunciadas ao longo das últimas semanas.

O professor Alceu de Oliveira Pinto Júnior vai assumir o cargo de secretário de Segurança Pública no lugar de César Grubba.

O secretário-adjunto da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, vai passar a ser o titular da pasta no lugar de Ada de Luca (PMDB).

Perfil

Médico, Pinho Moreira tem 68 anos, é natural de Laguna e começou na política em 1987.

Em 2003, foi vice-governador em uma chapa com Luiz Henrique da Silveira e, em 2006 assumiu como governador, quando o titular deixou o cargo para se candidatar à reeleição.

Em 2010, foi Pinho Moreira foi reeleito vice-governador, desta vez junto com Raimundo Colombo, e em 2014 os dois foram reeleitos.
Fonte: G1 / SC
Imagens
Comentários