Raimundo Colombo realiza missão aos Estados Unidos
Terça, 23 de Janeiro de 2018 às 07:05
viagem oficial acontece entre os dias 22 e 27
O governador Raimundo Colombo lidera missão internacional aos Estados Unidos para tratar de parcerias na área da Defesa Civil.

Em viagem oficial entre os dias 22 e 27 deste mês, Colombo e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, participam de compromissos no Banco Mundial e na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Durante a viagem, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira assume o comando do Governo do Estado.

“Durante muitos anos, nosso estado enfrentou calamidades tremendas, um sofrimento grande da população. Agora estamos conseguindo administrar melhor os eventos climáticos. Fizemos muitas coisas, mas existem muitas outras que precisam ser feitas e vamos buscar recursos para que o sistema possa ser aprimorado cada vez mais”, afirmou o governador Colombo.

O primeiro compromisso oficial da missão nos EUA será em Washington, DC, no dia 23, quando a comitiva participa de reunião no Banco Mundial.

O Governo de Santa Catarina apresentará proposta de parcerias para financiamento de novas ações de redução do risco de desastres no estado.

São obras que garantem a continuidade ao maior programa de prevenção às catástrofes do clima no Vale do Itajaí.

“Santa Catarina tem hoje um projeto de estado, para vários anos. Já foram feitas importantes obras e agora estamos buscando recursos para as próximas etapas”, explica o secretário Moratelli.

Na mesma reunião, também dever tratada a continuidade do programa SC Rural, voltado para a promoção da agricultura familiar.

O Banco Mundial é o órgão financiador do programa estadual.

Em seguida, no dia 24, ainda em Washington, DC, o governador e o secretário Rodrigo Moratelli participam do Seminário de Emergências Complexas e Respostas a Desastres no Colégio Interamericano de Defesa, da Organização dos Estados Americanos (OEA).

“Vamos apresentar o modelo catarinense, um modelo de gestão integrada de crise diante de desastres naturais”, informa Moratelli, que vai palestrar no evento. O convite para a palestra partiu da organização do encontro, que neste ano terá como tema: “A prioridade da preparação: envolvendo o cidadão e o poder da descentralização”.

No dia 25, está prevista agenda em New York, na Organização das Nações Unidas. Em 2017, o trabalho da Defesa Civil de Santa Catarina foi reconhecido pela ONU com o Prêmio Sasakawa, concedido bianualmente pelo escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR) e pela Fundação Nippon, do Japão.

A premiação reconhece projetos que contribuam substancialmente para salvar vidas e reduzir a mortalidade por desastres naturais.

Diante do reconhecimento, o Governo do Estado pretende convidar o secretário-geral da ONU, Antônio Manuel de Oliveira Guterres, para proferir palestra magna no Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, que ocorre nos dias 13 e 14 de março de 2018, em Florianópolis. E ainda para prestigiar a inauguração do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que também ocorrerá em março, em Florianópolis.

Entre as ações de Santa Catarina nos últimos anos na promoção da Defesa Civil, destacam-se as obras de ampliação das barragens de Taió e Ituporanga, o pioneiro serviço de envio de alertas por SMS para a população, a implantação de novos radares meteorológicos (dois fixos, em Lontras, no Vale, e em Chapecó no Oeste; e um móvel, em Araranguá, no Sul do estado), e a construção de novos centros regionais e do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Florianópolis.

“Santa Catarina vive um momento ímpar, com investimento em estruturas novas, em políticas públicas de prevenção, em um trabalho de conscientização da população. Trata-se da consolidação de um modelo para que nosso estado, mesmo que em uma situação adversa de clima, possa reduzir seus impactos e viver normalmente, evitando tragédias como as que já ocorreram no passado”, acrescenta Moratelli.

Também integram a comitiva da viagem aos Estados Unidos, o secretário executivo de Assuntos Internacionais (SAI), Carlos Adauto Virmond Vieira; o ajudante de ordens do governador, coronel Luiz Carlos Vitório; o diretor de Imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Claudio Thomas, e o cinegrafista Osmair Cercal. Contando com esta, foram realizadas 16 missões internacionais lideradas pelo governador Colombo desde 2011, sendo seis no atual mandato.
Fonte: Ascom Governo do Estado
Imagens
Comentários