CDL de Caibi promove curso do CIPA
Quinta, 30 de Novembro de 2017 às 16:49
Objetivo principal é a prevenção de acidentes de trabalho\r\n
Nesta semana, nos dias 27 e 28, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caibi (CDL) promoveu mais uma edição do curso da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para as empresas associadas. Voltado para todos os funcionários de empresas e abrangendo questões voltadas à segurança dos mesmos, o curso foi ministrado pelo Técnico de Segurança do Trabalho, Alcimar Antônio Lauer.

Segundo Lauer, o curso realizado em Caibi foi aberto para empresas que tem CIPA constituída, sendo que o participante obteve um extenso conhecimento.

“O curso abrange toda parte de legislação trabalhista da CIPA, onde a pessoa aprende todo funcionamento da comissão, desde a reunião e a montagem da ficha de controle de EPI, por exemplo. E também aprende pontos relacionados com combate a incêndios e primeiros socorros, podendo assim contribuir para a empresa e também para a sociedade, eventualmente”, afirma.

De acordo, o item 5.1 da norma regulamentadora nº 05, a CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. No entanto, a efetivação desse objetivo dependerá essencialmente do comprometimento e participação dos empregados e do empregador.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é regulamentada pela norma regulamentadora nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
Rádio Caibi
Imagens
Comentários