Reunião sobre Censo Agropecuário ocorre em Caibi
Quarta, 29 de Novembro de 2017 às 10:26
Evento teve como objetivo apresentação dos dados já coletados\r\n
Na tarde desta terça-feira, dia 28, ocorreu na sala do prefeito municipal de Caibi, Elói José Líbano, uma importante reunião para tratar do Censo Agropecuário, que está sendo realizado no município de Caibi pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme destacou o coordenador de sub – área da agência do IBGE de Palmitos, Alekssandro Reolon Jardim, o objetivo da reunião foi repassar o andamento da coleta de dados do município, sendo que 80% dos dados já foram coletados, restando apenas algumas áreas para os licenciadores realizarem o procedimento. O termino da coleta está previsto para dezembro.

Durante a reunião houve apresentação de alguns dados, no entanto, apesar da correta coleta de dados dos recenseadores, eles não condizem com os dados municipais. Dessa forma, uma nova reunião será agendada junto aos órgãos municipais para correção de distorções de dados.

A coleta dos dados que está sendo realizada pelo IBGE é importante para o município, uma vez que permite ao instituto trace a realidade estrutural do município de uma forma correta, sendo um processo benéfico ao próprio produtor rural, como explica Alekssandro.

“Por exemplo, o governo federal quer criar algumas políticas públicas no que diz respeito ao produtor na área rural, então, ele utiliza esses dados fornecidos. Caso os dados não condizerem com a realidade, quem sai prejudicado é o próprio produtor, porque esse é um serviço que o IBGE está fazendo para o produtor, levando esses dados municipais para esferas estaduais e federais, que consequentemente, podem auxiliar à longo prazo”, afirma.

Segundo Alekssandro, a base de dados que o IBGE está formando com as respostas dos produtores não revelará nomes e dados pessoais. Pelo contrário, todos os dados se tornarão números gerais, ou seja, não haverá nenhum tipo de cruzamento de dados com outros órgãos, como o INSS, Receita federal ou instituições bancárias. A única finalidade dessa coleta de dados é o levantamento do que é produzido no município e a quantidade, para formar programas em benefício ao produtor rural.

Dessa forma, é importante que os produtores destaquem todo o tipo de produção que ele possui na propriedade, inclusive para consumo próprio, uma vez que a junção destes pequenos números acarretam num volume mais positivo de produção.

Conforme o prefeito municipal, Elói José Líbano, este censo agropecuário está sendo desenvolvido em benefício ao município e ao produtor rural. Através do censo o município é caracterizado pelas suas produções, estabelece parâmetros e classifica o município como um potencial econômico e produtor.

“Nesta segundo reunião os recenseadores apresentaram alguns dados do que já foi coletado neste Censo Agropecuário. Ele é importante porque através destes dados se pode verificar a potencialidade econômica e produtiva do município em todas as áreas. Da mesma forma, é importante que os produtores relatem os dados corretamente, uma vez que beneficia o município e o produtor em si”, afirma.

Além dos recenseadores do IBGE e do prefeito municipal, também participaram do evento os representantes de entidades ligadas ao ramo no município.
Rádio Caibi
Imagens
Comentários