Esquadrilha da Fumaça estará em Chapecó
Quarta, 06 de Setembro de 2017 às 07:38
Apresentação acontecerá durante a Efapi 2017
Em homenagem ao Centenário do Município de Chapecó, o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira – mais conhecido por Esquadrilha da Fumaça – fará uma apresentação no dia 7 de outubro, sábado, às 16h00, sobre o bairro Efapi, nas proximidades do campus da Unochapecó.

O show aéreo terá duração de 40 minutos, período em que os 7 aviões modelo 'Super Tucano' farão as mais loucas e eletrizantes acrobacias aéreas.

As pessoas que estiverem nas proximidades da área do campus da universidade e do Parque de Exposições Tancredo Neves (onde estará ocorrendo a Efapi 2017) poderão assistir ao show aéreo.

Além dos sete pilotos, uma equipe formada por 43 pessoas, entre mecânicos, pessoal de logística, equipe de divulgação, e outros, dará suporte técnico e operacional.

O oficial capitão aviador, Cléryson Wander Teixeira, esteve em Chapecó ajustando com a administração municipal todas as providências para a vinda do Esquadrão.

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de vôos da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro.

Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952 foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo.

Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas.

Com isso, em 1953, acrescentou-se um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, batizaram a equipe de "Esquadrilha da Fumaça".
A primeira escrita foi a sigla "FAB", nos céus da praia de Copacabana.
Marcos Bedin/MB Comunicação
Imagens
Comentários